Quer estar preparado para o mercado de Turismo que só cresce no Brasil? Um Curso de Hotelaria é o caminho!

O Brasil é uma país não só continental pelas suas dimensões, mas também pelo seu grande potencial com o Turismo que cresce consistentemente a cada ano.  É o segmento mais beneficiado é a Hotelaria.

São grandes cadeias internacionais e muitos empreendimentos locais investindo nas milhares de possibilidades, e com um adicional muito positivo: ainda nos beneficiamos do crescimento econômico das últimas décadas, o que incrementou bastante o Turismo de Negócios.

Mas a Hotelaria atualmente não se restringe ao Turismo. Existem muitas possibilidades ligadas à Saúde, Eventos e Entretimento em geral.

E como sabemos:  onde estão os setores em crescimento, estão duas regras de ouro:

  • As muitas ofertas de emprego.
  • As exigências de formação profissional para os empregos.

Os Cursos de Hotelaria são uma excelente opção para você se preparar para as melhores oportunidades do mercado.

E você? Quer estar preparado para o mercado de Turismo que só cresce no Brasil? Um Curso de Hotelaria é o caminho!

Você conhece mesmo o mercado de Hotelaria?

Muitas pessoas associam a Hotelaria diretamente a lugares paradisíacos, turistas estrangeiros pedindo informações, grandes movimentos nos feriados.

Vamos trabalhar em hotéis de turismo e negócios, pousadas, resorts e cruzeiros marítimos. Tudo isso é verdade e aí reside a grande parte do potencial que a Hotelaria tem, porém a Hotelaria se diversificou para áreas onde seus valores e processos agregam muita qualidade no atendimento de clientes:

  • Restaurantes de alto padrão
  • Empresas de eventos
  • Hospitais e clínicas de permanência
  • Shopping centers

Ou seja, ser um profissional de Hotelaria com a qualificação correta abre, hoje em dia, um mercado muito maior.

Você tem o perfil para trabalhar com Hotelaria?

A relação com os clientes é a base do sucesso na Hotelaria. As características mais importantes de um perfil são:

  • Prazer por se relacionar com pessoas – principalmente a paciência em ouvir.
  • Interesse genuíno pela excelência em atender, ajudar e facilitar a vida dos clientes.
  • Dominar pelo menos um idioma além do nativo.

Um Curso de Hotelaria é seu passaporte para ser bem sucedido em Hotelaria!

O primeiro passo para investir é buscar a melhor qualificação. E no Brasil existem excelentes opções de Curso de Hotelaria.

As opções podem ser de Bacharelado (duração de 4 anos) ou Técnico (2 anos). Neles você aprenderá:

  • Todas as rotinas necessárias, em ambientes turísticos ou não, para recepcionar, garantir as acomodações e a melhor estadia possível para os clientes, na recepção, no atendimento em quartos, alimentação e atendimento de demandas pontuais.
  • As rotinas acima e outras específicas para locais não turísticos.
  • Suporte para os eventos turísticos e de entretenimento locais.

Existem outras disciplinas importantes como marketing e gestão de pessoa, conforme o programa do curso, por este motivo é importante uma pesquisa de mercado para escolher aquele que melhor atender os seus objetivos no setor – se vai trabalhar com hotéis de turismo ou se especializar para eventos.

Como se destacar no mercado de Hotelaria?

Sabemos que muitas pessoas não se qualificam previamente o suficiente para empreender no ramo de Hotelaria e só no dia a dia percebem a complexidade que é investir em um negócio onde o bem estar é o seu produto – e como é desafiador vender este produto.

Os Cursos de Hotelaria e a experiência profissional adquirida ajudam muito no empreendimento, principalmente para contratar pessoal qualificado – a principal matéria-prima do negócio.

Podemos dizer que, para se destacar, independente do tamanho do empreendimento – de uma pousada a um resort – é essencial:

  • Equipes qualificadas e obcecadas em atender bem. Lembre-se: é nos colaboradores que está o sucesso de cada estadia, se o cliente vai retornar e se vai recomendar.
  • Investir tematicamente. De um hotel à beira-mar até um resort silvestre ou uma pousada na serra, é fundamental que o ambiente traduza as expectativas dos clientes. Incluindo os eventos, como por exemplo um festival de vinhos e queijos em uma pousada na montanha ou práticas esportivas em um hotel de praia.
  • Infraestrutura de qualidade. Da recepção aos quartos, e nos ambientes comuns, a qualidade – materiais, conservação, acessibilidade – será percebida em todos os detalhes.
  • Investir em Marketing Digital sem medo. As possibilidades de atingir o seu público-alvo (e não atrair quem não é) e aumentar sua clientela são muito maiores quando usamos as redes sociais e um site/blog atraente e com conteúdo relacionado e de qualidade.

Um bom exemplo de empreendimento de sucesso no setor de Hotelaria é a Pousada Recanto da Serra, em Visconde de Maua, um local aconchegante e que une o bom gosto, o luxo, um ambiente tranquilo e contato com a natureza.

 

O setor de Hotelaria está em constante crescimento.

Esperamos que este artigo tenha ajudado a pensar nesta carreira, como qualificar-se e empreender.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comments