Games online: aprenda e desenvolva sua mente brincando!

Os jogos eletrônicos, desde as plataformas que conhecemos por décadas, os consoles, passando pelos computadores e chegando ao seu nível de maior abrangência com os celulares e tablets, são uma das mais populares – talvez a mais – formas de entretenimento.

Eles combinam os mais variados estilos, de batalhas a jogos de cartas, de corridas a aventuras e quebra-cabeças, atendendo o gosto de todas as pessoas e o melhor: podemos jogar onde quiser e também em casa com a família e amigos.

Mas um aspecto muito importante que os games trazem são os benefícios que podem trazer para a saúde como um todo, além do bem-estar e de momentos de relaxamento, e para aprimorar o aprendizado escolar e profissional.

Vamos falar um pouco do quanto podemos aprender e desenvolver a mante com eles, e brincando!

1 – Games online desenvolvem o raciocínio lógico.

Talvez um dos maiores benefícios que os jogos eletrônicos podem dar especificamente em relação a outras atividade e alguns jogos.

Os games, especialmente os de estratégia, são basicamente uma série de acontecimentos que se desenham a partir de decisões que tomamos, e também dependentes das próximas decisões.

Somos constantemente levados a raciocinar sobre as opções e a melhor delas e isto tem um grande efeito positivo sobre nosso raciocínio lógico para tomada de decisões na vida prática.

2 – Games online estimulam a agilidade de decisões e movimentos.

Além de provocar nossa mente com diversos dilemas, os jogos também exigem as decisões em alta velocidade, até em um extremo que vivemos em pouquíssimas ocasiões da vida real.

Porém, é saudável para que nossa mente se acostume com uma alta rotação, que será útil em quase todas as situações – no trânsito, por exemplo.

3 – Games online potencializam a atenção e o foco

Cada segundo de desatenção é uma recompensa perdida – e não conhecemos alguém que jogue simplesmente para jogar, existe um nível de ambição mesmo que pequeno.

Todos os games, independente do tema, da velocidade e do público-alvo, exigem um alto nível de atenção e de foco e isso é benéfico para acostumar nossa mente a trabalhos longos que exijam concentração, estudos para provas e as provas em si.

4 – Games online desenvolvem a coordenação motora fina

Jogar, principalmente em dispositivos móveis, requer uma habilidade muito grande com os botões de comando, tanto os aparentes (o teclado tradicional) quanto os virtuais (em telas de touch screen).

Toda esta gama de movimento de direções, pausas e avanços em um espaço às vezes de minutos ajuda a desenvolver a coordenação motora fina – a que é ligada a pequenos movimentos como escrever, pintar, teclar – o que é especialmente em crianças e adolescentes.

Importante ressaltar que este desenvolvimento deve vir com o da coordenação motora grossa – grandes movimentos. Ou seja, tecle bastante em um game, mas não esqueça de se exercitar muito!

5 – Games online fortalecem a resiliência e a tolerância a frustrações

Normalmente o que mais temos nos games são as derrotas – pelo menos até aprendermos a ganhar. E em muitos momentos, parece que não vamos encontrar a saída ou a solução para vencer um inimigo ou uma fase.

Os jogos nos ensinam estas duas competências que são fundamentais nos dias de hoje, tão cheios de desafios e riscos. Aperfeiçoamos a capacidade de superar insucessos.

Isto é muito importante em um ambiente profissional cada vez mais competitivo e uma exigência de estudos/qualificação melhor para o mercado de trabalho.

6 – Games online promovem o convívio familiar e social

Há alguns anos esta afirmação seria impensável, afinal as pessoas achavam que os games justamente isolavam os usuários em seus mundos virtuais.

Porém, com a popularização de mais jogos para todas as idades e a criação dos games em família, aqueles que várias pessoas podem jogar ao mesmo tempo – como um Guitar Hero ou um Michael Jackson The Experience, os games passaram a fazer parte da vida familiar em seus momentos de lazer.

Os games online também criaram a possibilidade de maior interação social com outros usuários.

Agora que você já conhece a importância de jogos e passatempos para cuidar da sua mente e das suas habilidades e competências, que tal escolher um jogo na Youjogos?

 

 

 

 

 

 

 

 

Comments