curso de tatuagem

Curso de Tatuagem on-line – Saiba mais sobre essa profissão

Seja para fins puramente estéticos ou para se lembrar de algo ou alguém, as tatuagens chegaram para ficar. Algumas são discretas e difíceis de serem vistas, enquanto outras cobrem grandes regiões do corpo. Mas não importa qual seja o caso, o responsável por gravar a arte na pele é o tatuador.

O preconceito enfrentado pela categoria diminuiu muito nos últimos anos, e agora a tatuagem pode até mesmo ser considerada um ramo da moda. O mercado para a profissão de tatuador aumenta bastante todos os anos, e é uma forma interessante de trabalhar com arte.

Descubra a seguir quais são as técnicas utilizadas durante a realização de uma tatuagem. Conheça também a profissão de tatuador, como e onde atuam os profissionais da área e como se tornar um deles.

A técnica utilizada ensinada nos cursos de tatuagem

curso de tatuagem profissao

A tatuagem consiste na aplicação de pigmentos sob a pele, podendo esses pigmentos assumir as mais variadas cores. A forma mais comum para realizar essa aplicação é através da utilização de uma máquina que insere o pigmento por uma agulha superfina.

Esses pigmentos são depositados na camada mais interna da pele, chamada de derme. Uma vez que a taxa de renovação celular da derme é muito baixa, a arte é praticamente permanente, podendo, no entanto, desbotar com o tempo.

A tatuagem temporária, também conhecida como tatuagem de hena, envolve outra técnica: a pasta de hena é aplicada sobre a pele, e não abaixo dela, formando a figura desejada. Depois de um certo tempo em contato com a pele, os excessos de pasta são removidos e o resultado é um desenho que dura de 1 a 3 semanas.

A profissão de tatuador

curso de tatuagem barato

O profissional tatuador trabalha quase sempre em estúdios de tatuagem. A profissão não é regulamentada pelo Ministério do Trabalho, e não é necessário realizar um curso de tatuagem online para se tornar um tatuador, embora seja altamente recomendado.

O tatuador possui conhecimentos para o manuseio de seu aparelho de tatuar com habilidade e segurança. Existem diversos tipos de tatuagem, que podem ir de simples traços a complexas ilustrações, com ou sem cores. Para cada tipo de figura há também técnicas específicas, que o tatuador deve dominar.

Muitos tatuadores são especialistas não apenas na aplicação do pigmento, mas também em desenho e ilustração. Alguns apenas reproduzem as figuras solicitadas pelos clientes, mas há aqueles que criam seus próprios designs, que podem inclusive ser vendidos a outros tatuadores.

O salário de um tatuador varia muito, em parte graças à falta de regulamentação e em parte devido às diversas variáveis do serviço. O salário geralmente depende do número de sessões realizadas pelo profissional, e também há custos de manutenção e de materiais. Tatuadores competentes, ainda em início de carreira, podem ganhar em torno de R$6,000 ao mês.

Como se tornar um tatuador: Curso de tatuagem online

Um tatuador precisa basicamente desenhar bem e saber utilizar a máquina de tatuar. Pode até parecer simples, mas o domínio das técnicas de tatuagem leva bastante tempo e é muito facilitado por cursos, que ensinam não apenas a tatuar, mas também a conservar o equipamento em bom estado e a manter a higiene no trabalho.
Um bom curso de tatuagem online acrescenta ao aluno os seguintes conhecimentos:

  •  Manuseio da máquina de tatuar;
  •  Conceitos de desenho;
  •  Contenção e prevenção de infecções;
  •  Higiene no trabalho;
  •  Manutenção de equipamentos;
  •  Noções sobre os materiais utilizados.

 

Boa parte do curso de tatuagem online deve ser prática, para que o aluno possa treinar seu traço de modo a não cometer erros na pele do cliente. O aperfeiçoamento exige dedicação contínua, mesmo depois do fim do curso, pois só assim o tatuador garante que sempre estará melhorando.

Certos tatuadores são também designers de tatuagens, e para isso alguns fazem cursos nas áreas de ilustração e design. Há também aqueles que estudam um pouco mais a fundo sobre a higiene em serviço, e chegam a fazer cursos como biossegurança.

Para se abrir um estúdio de tatuagem, é necessário um alvará expedido pela prefeitura e pelo órgão local de Vigilância Sanitária. Além disso, todos os materiais utilizados devem ser autorizados pela ANVISA.

A profissão de tatuador é considerada uma arte e tem um alto potencial de lucro. Não é regulamentada, mas como utiliza técnicas invasivas, deve obedecer a algumas regras de higiene e segurança. O profissional deve ter dedicação e treinar continuamente, de forma a sempre se aperfeiçoar.

Se você tem interesse em se tornar um tatuador, procure um curso. Apesar de não ser obrigatório para a profissão, ele facilitará muito a sua jornada, trazendo conhecimentos técnicos e artísticos para que você seja um tatuador de sucesso.

 

Comments