A UNITAU

A UNITAU

A Universidade de Taubaté, em mais de meio século de ensino superior e 35 anos como universidade, vem se dedicando à formação de profissionais capacitados e atuantes no mercado. Ao todo, a Universidade já formou mais de 90 mil alunos que atuam no cenário regional, nacional e internacional.

Com aproximadamente 15 mil alunos, o compromisso da UNITAU em oferecer ensino de qualidade é garantido por uma elite de professores e por uma ampla infraestrutura, composta por 99 laboratórios, um acervo bibliográfico com mais de 240 mil exemplares, além de 53 grupos de pesquisa nas áreas de Humanas, de Biociências e de Exatas.

Ensino a distância (EAD)

Visando a um ensino de qualidade e que mais pessoas tenham acesso ao ensino superior, a UNITAU investe em educação também na modalidade a distância. Em 2009, a Universidade obteve um credenciamento do Ministério da Educação (MEC) que a autoriza a oferecer cursos de educação a distância (EAD).

Com uma equipe docente capacitada e empenhada em oferecer cursos de qualidade e de alto padrão, o EAD da UNITAU conta com uma estrutura única que busca oferecer todo o apoio necessário ao aluno. Os professores possuem formação multidisciplinar que engloba o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais que vão além dos conhecimentos acadêmicos especializados. Os docentes atuam como mediadores do processo de aprendizagem por meio de uma interação professor-aluno, capaz de proporcionar uma troca de informações e um enriquecimento do processo de aprendizagem.

CRIAÇÃO: Lei Municipal nº 1498, de 6 de dezembro de 1974.
RECONHECIMENTO: Decreto Federal nº 78924, de 9 de dezembro de 1976.
RECREDENCIAMENTO: Portaria CEE/GP nº 30, de 24 de janeiro de 2003.
REGIME: É uma instituição municipal de ensino superior, sob a forma de autarquia educacional de regime especial e rege-se pelas disposições legais gerais e específicas, pelo seu Estatuto e pelo Regimento Geral.

Palavra do Reitor

Prof. DR. José Rui Camargo
Reitor da Universidade de Taubaté – UNITAU
“Uma instituição de Ensino se completa com a valorização de seus alunos e servidores e com a priorização da cultura e das relações sociais.”

A Universidade de Taubaté, nesses 36 anos de história – como Universidade -, não mediu esforços para conquistar o necessário equilíbrio entre o administrativo e o didático-pedagógico, o que a fez evoluir em seus diversos segmentos. Assim, apoiada em sólida experiência de ensino, pesquisa e extensão, tornou-se um significativo centro de ensino técnico e superior.

Por essa razão, visando à estabilidade e ao bem-estar de nossos estudantes de graduação, lançamos a Central de Oportunidades e o Programa de Incentivo a Central ao Pagamento (PIP). Dentre os benefícios, a Bolsa BIP e o Seguro Educacional, este destinado àqueles que, por motivos de desemprego ou morte e/ou invalidez do responsável financeiro, tenham dificuldade para arcar com os custos das mensalidades.

Quanto aos programas de Pós-graduação, incentivamos as atividades de ensino e pesquisa, incrementamos a busca de fomento externo e aumentamos a oferta de cursos. Nas atividades de Extensão e Relações Comunitárias, intensificamos a integração entre a comunidade universitária e a sociedade local e regional, bem como o intercâmbio no campo da educação e da cultura, priorizando o atendimento às necessidades sociais emergentes.

Como resposta às nossas propostas administrativas, qualificamos nossos profissionais docentes e técnicos administrativos e instituímos o Plano de Carreira do Magistério Superior. Além disso, modernizamos e flexibilizamos os currículos e outros procedimentos administrativos-pedagógicos. Ao mesmo tempo, ajustamos o processo econômico e buscamos a sustentabilidade entre os pares, visando às pesquisas tecnológicas e ao mercado sustentável.

Sob o lema “A união é a nossa força”, a atual Administração vem adotando medidas concretas e inovadores, todas essencialmente humanos, porque entendemos que uma Instituição de Ensino se completa com a valorização de sues alunos e servidores e com a priorização da cultura e das relações sociais.

REITORIA
Endereço: Rua Quatro de Março, 432 – Centro – Taubaté – SP – Cep: 12020-270
Contato: (12) 3625-4121 / 4123 – Fax: (12) 3632-7660
E-mail: reitoria@unitau.br

Nossos Polos

Polo Taubaté – SP
  • Av. Marechal Deodoro, 605 – Jardim Sta. Clara
  • 0800-883-0697
  • pos.ead@unitau.br
  • eadunitau
Polo São José dos Campos – SP
  • Av Alfredo Ignácio Nogueira Penido, 678
    Parque Residencial Jardim Aquárius
  • 0800-883-0697
  • pos.ead@unitau.br
Polo Ubatuba – SP
  • Av. Castro Alves, 392 – Itaguá
  • 0800-883-0697
  • pos.ead@unitau.br